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Você já ouviu falar em Account BasedMarketing?

Por Leo Duarte

Caro leitor,

Nos últimos anos, temos testemunhado uma mudança significativa na forma como as empresas se relacionam com seus parceiros comerciais. Embora o termo tenha sido definido lá em 2004 por uma empresa americana, o Account Based Marketing (ABM) está cada vez mais em evidência nas estratégias de marketing, tanto B2B quanto B2C.

A essência do ABM é uma abordagem mais personalizada e centrada no cliente,

visando desenvolver relacionamentos mais profundos e significativos. Existem inúmeras formas de aplicar o conceito e, neste artigo, vou explorar como a premiação de stakeholders pode desempenhar um papel crucial nessa estratégia.

Antes de entrarmos na importância da premiação, é essencial entendermos o conceito de Account Based Marketing. Em sua definição, o ABM é uma estratégia de marketing

que se concentra em identificar e direcionar esforços para contas específicas, personalizando as interações com cada uma delas. Ao invés de uma abordagem de “one-size-fits-all”, o ABM reconhece a singularidade de cada cliente e adapta suas táticas de marketing para criar conexões mais fortes e, por consequência, mais negócios.

Um dos pilares fundamentais do ABM é o desenvolvimento de relacionamentos sólidos com os parceiros comerciais de uma empresa. Os principais parceiros são colaboradores, fornecedores e clientes, mas é possível aplicar o conceito para investidores e acionistas, influenciadores e entidades estratégicas para o negócio.

“Reconhecer e premiar esses parceiros não apenas demonstra gratidão e apreço, mas também fortalece os laços comerciais e incentiva a fidelidade.”

Por exemplo, premiar funcionários pelo tempo de casa ou por destaque é uma prática excelente para demonstrar reconhecimento e incentivar o engajamento. Criar um prêmio-destaque para fornecedores fiéis e de qualidade também é um bom exemplo de ABM, incentivando parcerias duradouras e benéficas para ambas as partes. Da mesma forma, um prêmio por fechar um grande negócio com um cliente não só reconhece a oportunidade, mas também fortalece a relação com o cliente.

Além disso, como resultado, o ABM tem a capacidade de aumentar o ticket de clientes da base que poderia estar comprando mais. Ao entender as necessidades específicas de cada cliente e oferecer soluções personalizadas, as empresas podem maximizar o valor gerado por cada conta.

Para implementar com sucesso o ABM para clientes, é necessário seguir alguns pilares fundamentais. Isso inclui a identificação de contas-chave, para não ter investimentos desnecessários, a personalização da mensagem e conteúdo, o engajamento multicanal, a medição e análise de resultados e a colaboração entre departamentos.

Nesse ponto, a sinergia entre o comercial e o marketing precisa acontecer. São setores que têm o cliente como foco, mas atuam de formas diferentes. A receita é simples: o comercial identifica esses clientes e o marketing os encanta.

À medida que avançamos em um mundo cada vez mais centrado no cliente, é imperativo que as empresas adotem abordagens inovadoras para cultivar relacionamentos sólidos. O Account Based Marketing oferece uma estrutura poderosa para isso, e a premiação emerge como uma ferramenta essencial dentro dessa estratégia. Com parceiros engajados ao seu lado, as possibilidades são infinitas.

Aqui na Cia.Duarte estamos cada vez mais criando ações personalizadas e peças comemorativas que fortalecem os laços entre nossos clientes e seus parceiros comerciais. Cada peça é mais do que um troféu, é uma representação tangível do valor dos relacionamentos cultivados. Utilizamos técnicas avançadas de design e produção, como volumetria e impressão em relevo, para criar experiências memoráveis que emocionam e inspiram.

Espero proporcionar com este artigo insights valiosos para empresários sobre como o ABM e a premiação de parceiros comerciais podem efetivamente transformar a maneira como se faz negócios e trazer mais resultados.

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