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O EMPREENDEDORISMO INTERNACIONAL ESTÁ EM TODO LUGAR

Recentemente fomos consultados por um grupo de pequenos empreendedores sobre como um lojista com algumas lojas poderia se arriscar no Comércio Internacional, pois entendiam ser uma atividade fora de seu alcance ou praticamente impossível para um empresário de pequeno porte. Me vi obrigado a pensar numa resposta que viesse a não apenas mostrar como, mas também aproveitar o gancho da pergunta para criar um novo caminho e uma nova forma de pensar, para que, os chamados “pequenos”, comecem a ver o Comércio Internacional como uma nova alternativa comercial.

É bem verdade que além de suas muitas atividades, ainda pensar em como comprar ou vender no exterior pode ser um desafio para quem conduz pequenos negócios, mas casos recentes de clientes de nossa empresa, nos mostraram que vale a pena o exercício da internacionalização. Tudo começa pequeno. Cresce pouco a pouco.

Exportar e importar é um processo que requer disciplina e organização. Mas o mais importante é entender que a busca pela excelência internacional pode qualificar todo e qualquer negócio. É importante saber que comprar um bem importado, um insumo para produzir algum outro produto ou vender sua mercadoria para o exterior requer apenas um processo organizado e bem orientado.

Tudo começa com uma informação: Sim, você pode!!!  Receber esse primeiro “Input” pode ser a chave do processo de mudança. E nós, profissionais aduaneiros, contadores, seremos os primeiros a ajudar aos empreendedores brasileiros a mudarem seu foco e seus objetivos, incluindo novos mercados em seu rol de compradores (ou vendedores). O primeiro passo é saber quem é você e onde deseja chegar. Olhar para dentro de casa e avaliar os produtos que são os seus carros-chefes.

Se sua empresa está estabelecida no mercado nacional com bons produtos e sua capacidade de produção permite um crescimento, é um bom sinal de que parte de sua produção poderá ser vendida a um cliente que está fora de nossas fronteiras. Para isso, basta alguns bons estudos de mercado e uma boa dose de vontade para iniciar o processo. Participar de feiras internacionais lhe dará uma visão geral do que o mercado oferece em termos de concorrência, portanto, visite feiras internacionais e tire suas conclusões se o seu produto poderá ser competitivo, mediante algumas adaptações técnicas.

Prepare seu produto, faça adequações, prepare material promocional em outras línguas e se capacite gradativamente para entender os mercados e a concorrência. Estar ativo nos eventos irá lhe dar uma percepção de como o mercado internacional consome. Muitas marcas de moda brasileira já estão começando a destinar fatias de sua produção a lojas próprias abertas no exterior, lojas multimarcas, lojas francas nos aeroportos, lojas de departamentos, etc. As portas de entrada no mercado externo são as mais variadas.

Para exemplificar melhor, vamos dar exemplos reais. Temos notícias que diversas marcas nacionais estão fazendo sucesso na Europa. Marcas de sucesso, e também algumas desconhecidas. Desde Natura, Havaianas, Melissa, que são bastante conhecidas, até Chilli Beans, fundada em 1997, e que já exporta para 16 países.

A Grife de moda Farm já fatura alto com vendas para o exterior, esbanjando sua brasilidade, o que para muitos, ainda é um apelo positivo de vendas. E continua ampliando seus mercados além das fronteiras brasileiras. O segmento de moda, é um bom exemplo de sucesso no quesito exportação. Temos a mistura de cores, texturas, estampas, como uma pluralidade característica de nossa terra, reconhecida mundialmente.

Não podemos deixar de alertar que tudo que envolve produto sustentável, terá um apelo maior de vendas. O mundo respira sustentabilidade, e o uso de materiais naturais, mão de obra artesanal, produtos recicláveis, terão maior receptibilidade junto ao comprador internacional. Design, qualidade e sustentabilidade são pilares poderosos para conquistar o mundo.

Mas a internacionalização não para por aí. Para exemplificar melhor, posso afirmar que o segmento de moda hoje busca insumos diferenciados nos mercados externos. A informação está na palma de nossas mãos, ou em nossas telas de computador. O mundo globalizou suas ofertas de produtos e hoje temos muitas opções de insumos, tais como tecidos diferenciados, aviamentos, bordados especiais, acessórios, e diversos complementos e matérias primas que certamente irão deixar seus negócios “em outro patamar”.

Comprar ou vender no exterior é um processo viável. Basta que as empresas queiram. Não importa se o seu negócio é grande, médio ou pequeno. Todo produto bom e consolidado tem mercado no exterior. Mas é preciso estar bem orientado. Ter uma boa assessoria ajudando a delinear os caminhos, evitando erros comuns. Ter uma boa mentoria irá encorajar aos empreendedores, lojistas, pequenos negócios a buscarem novos mercados no exterior.

A partir de agora, estaremos iniciando uma série de orientações, para aquelas empresas que miram a internacionalização, mostrando que o caminho requer foco e perseverança, mas serão a chave para compras e vendas nos mercados externos. Tudo começa com um bom “input” (uma boa semente), que irá dar frutos muito em breve. Estaremos promovendo capacitação e apoio para um início sólido e promissor para quem deseja se aventurar na internacionalização de seus negócios.

E aí? Aceita o desafio?

Por Otávio Rodrigues

Otávio Rodrigues é Despachante Aduaneiro, Diretor da Federação Nacional dos Despachantes Aduaneiros, Diretor do SESCON/RJ e sócio da Logimex Comércio Exterior Ltda.

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